quarta-feira, 4 de março de 2015

Quinoa - o alimento mais completo

Já experimentou a quinoa?

Esta semana vamos falar dela:

A quinoa (Chenopodium quinoa) era o cereal venerado pelos Incas. Cresce em estado selvagem nos maciços ocidentais dos Andes até 4000m de altitude. A sua cultura tem 3000 anos e este era um dos alimentos de base do Império dos Incas, onde era denominada Chisia Mama, o que significa, em quetchua, a «grande mãe».

A quinoa tem propriedades dietéticas e altamente nutritivas:

 É rica em proteínas (16 a 20%, dependendo das variedades); é muito equilibrada em aminoácidos essenciais e pode quase considerar-se uma proteína completa. É particularmente rica em lisina (muito útil para os vegetarianos), em arginina e histidina (substâncias essenciais para os bébés).
 

Comparada com o trigo, contém mais 50% de cálcio e de magnésio, três vezes mais ferro, duas vezes mais zinco. Isto faz com que a quinoa seja um alimento completo muito recomendado, sobretudo para quem não consome lacticínios.
 

É leve, de digestão muito fácil; é uma boa fonte de fibras, minerais e vitaminas (B1, B6, C e E) e mesmo de óleos (ácido linoleico e linolénico), o qu a torna uma boa fonte de vitamina F.
 

Não contém glúten, tonifica os rins e as funções do pericárdio. É indicada no periodo de aleitamento, pois é galactogena. Reforça todo o corpo.

Texto adaptado de: RODET, Jean-Claude. Guia dos alimentos vegetais. Gradiva. 2012

 

Sem comentários:

Enviar um comentário